terça-feira, 21 de abril de 2020

Estabilidade financeira quando o mundo fica de pernas para o ar



Sabem, tendo uma situação financeira estável sempre me questionei o que poderia abalar essa estabilidade e pensei em imensas coisas, mas sinceramente acho que nunca as vi como reais possibilidades de mudarem drasticamente algo na nossa vida. Quanto muito poderiam levar-nos a fazer ajustes temporários.

Acho que esta pandemia veio mudar essa percepção. Felizmente não se tornou verdade e sofremos apenas uma diminuição de rendimentos uma vez que uma das casas alugadas pediu uma redução de renda durante estes meses. Mas sem dúvida que a pandemia fez levantar muitos se's:
- E se nenhum deles conseguisse pagar a renda?
- E se não conseguimos trabalhar à distância
- E se tivesse ficado no outro trabalho? Lembram-se das trocas e baldrocas?

Relativamente ao último ponto estou segura que neste momento estaria a caminho do desemprego... então compreendi que há muitas coisas que podem influenciar a vida de um dia para o outro e que nem sempre são antecipáveis. Como foi o caso desta crise!

Assim, acho que reforçou ainda mais o meu desejo de ser financeiramente independente (ainda que nesta crise isso nem fosse aplicável), dependemos sempre de terceiros ainda que sejamos independentes de um trabalho comum. Reforçou a minha ambição de viver muito abaixo dos meus rendimentos, de ter um Fundo de emergência e de diversificar as fontes de rendimento. Esta crise, apesar de não ter ainda feito estragos em nós, trouxe a motivação para continuar o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário