sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Os meus sobrinhos pediram semanada

 Porque você deveria dar mesada aos seus filhos. Por que é importante?

Estavamos a falar sobre educação financeira, quando o meu sobrinho mais novo (9 anos) reclamou que achava que devia receber semana, mas que a minha irmã não tinha concordado. E eu que acho que os miúdos devem ter o seu próprio dinheiro, perguntei-lhe logo quanto dinheiro tinha pedido de semanada. Ele ficou a pensar e depois disse 1€. Disse-lhe que lhe dava eu a semana de 1€ e que até fazia mais. Podiamos fazer um contrato e se no final do ano ele desse dinheiro tivesse conseguido poupar 50% eu iria dar-lhe nessa altura mais esse montante. Nisto o mais velho (15 anos) disse que também queria algo assim - e nem negociou o valor!

Fizemos então um contrato, por escrito e tudo!! Com cópia para cada uma das partes. E logo de seguida estavam eles a fazer contas e a sonhar com o que poderiam comprar com aquele dinheiro.. E eu acho isso muito positivo. Ter um objetivo, focarem-se. Gerirem o seu dinheiro. Terem de fazer escolhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário