domingo, 24 de maio de 2020

Educação Financeira #1

Considerando que sou uma apaixonada por jogos de tabuleiro mas que também sou uma apaixonada por educação financeira, vou passar a dar uma série de sugestões de jogos, livros e outras atividades para falar ou introduzir a temática da educação financeira às crianças.  

A primeira atividade é das mais simples mas quando faziamos isso com os miúdos em escolas eles adoravam. É bastante simples e pode ser adaptado em função da idade. 

As compras através dos folhetos.

Material:
- Folhetos de vários supermercados
- Lápis/Caneta
- Tabela com a lista

Com crianças mais pequenas (apartir dos 7 anos) deve ser dada uma lista simples (leite, açucar, farinha, iogurtes, massa, arroz) para a criança procurar e apontar o local mais barato de cada produto. E no final fazer a soma. Pode depois ir-se aumentando o grau de dificuldade introduzindo mais produtos.

A partir dos 10 anos já podem ficar responsáveis por sugerir uma receita, ver os ingredientes necessários, confirmar se estão disponíveis, colocar na lista e avaliar os preços. Podem também comparar preços entre duas receitas. A partir daqui é ir ajustando ao nível de desenvolvimento da criança, deve passar a ser atribuído um valor de orçamento e devem começar a fazer escolhas, para que tudo possa "caber" entre as necessidades e o orçamento disponível. 
Para além da questão da matemática aplicada ao dia a dia também trabalha outra competências como a tomada de decisão, a escolha.

Se virem que não estão muito motivados para iniciar a tarefa podem sempre propor fazer a tarefa apenas para uma receita que eles gostem, mousse de chocolate, um bolo, uma massa à bolonhesa, etc..

Passo a passo.. e não se esqueçam de os integrar nestas atividades, às vezes não há muito tempo, mas aproveitem por exemplo enquanto fazem o jantar e eles estão na cozinha a fazer-vos companhia

Sem comentários:

Enviar um comentário