quarta-feira, 14 de abril de 2021

A "Sorte"



Desculpem, mas ainda sobre este livro, um dos temas abordados era a questão da sorte e de como muitas vezes a questão do trabalho de preparação prévia e de aguardar a oportunidade é confundido com uma questão de sorte. E acho que isto se aplica a todas as áreas, seja laboral, seja de investimentos ou até outras. Por isso quero lançar o debate, dando dois exemplos.

Exemplo 1: uma pessoa começa a constatar (consultando por exemplo anúncios de emprego) que um dos requisitos necessários para a função que pretende é falar fluente e perfeitamente a língua inglesa, então investe (o seu tempo e dinheiro) a realizar um curso para aperfeiçoar o seu inglês. Passado uns tempos, surge a oportunidade, candidata-se e fica com a função, o colega do lado pode dizer, que sorte ela já ter feito o curso, parece que adivinhava, quando na realidade a pessoa apenas se preparou. 

Outro exemplo: uma pessoa começa a pensar investir no ramo imobiliário e começa a estudar o mercado onde pretende investir, bem como a delinear o método de investimento e de rentabilidade. Vai colocando alertas em motores de busca e analisando todas as casas que entram no mercado para perceber se vão ou não de encontro ao que pretende. Pode demorar meses a encontrar uma boa oportunidade e nessa altura tem tudo preparado para avançar com o necessário. Obviamente que quem não está por dentro de tudo aquilo que foi a dedicação e estudo da pessoa para se posicionar de forma correta, pode pensar que foi uma sorte ter encontrado e conseguido aquele negócio. 

Acho que no fundo também usamos esta questão da sorte para nos desresponsabilizarmos por aquela que é a nossa sorte.


1 comentário:

  1. O problema surge quando nos preparamos, investimos tempo e dinheiro e depois não somos valorizados por isso. Depende muito da área vir a ter o retorno que se pretende e claro do meio onde se vive. Concordo a 100% que devemos sempre investir em nós e que o saber não ocupa lugar, pena é que por vezes não se seja devidamente valorizado por isso.

    ResponderEliminar