Na sequência de um comentário sobre dificuldade de escolha de PPR's, deixo aqui algumas dicas.
Creio que existem várias perguntas que pecisamos de fazer a nós próprios que nos ajudam a escolher o melhor produto para nós. A primeira questão que devemos fazer é:
- Qual o propósito do PPR? - Pretendo utiliza-lo apenas na reforma, é mais numa ótica de investimento? Porque obviamente esta resposta vai indicar que uns produtos são mais adequados que outros. Aqui a resposta pode dar-vos se pretende algo com maior rentabilidade e apenas estão a usufruir também do beneficio fiscal e da fiscalidade favorável.
- Qual o prazo que penso estar investido? - Já sabemos que quanto maior o horizonte temporal mais provavel é a escolha de fundos com maior % de ações tragam maiores rentabilidades
- Quão averso ao risco sou? - Sou totalmente contra flutuações de rentabilidades ou estou disposto a que existam, se forem compensadas a longo prazo com melhores rentabilidades. Aqui a resposta dirá se apenas equacionam PPR's em forma de seguro ou também em forma de fundo.
- Quão dispostos estou a que sejam essas flutuações? - Aqui dirá dentro dos que são em forma de fundo os níveis de risco que estou disposto a correr.
Acho que o melhor dos PPR's é que nada é definitivo, ou seja, enquanto num depósito a prazo se quiser trocar tenho de liquidar a poupança e fazer noutro local, nos PPR's como são transferíveis posso sempre mudar para algo melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário