segunda-feira, 13 de julho de 2020

Como escolher um PPR



Na sequência de um comentário sobre dificuldade de escolha de PPR's, deixo aqui algumas dicas. 
Creio que existem várias perguntas que pecisamos de fazer a nós próprios que nos ajudam a escolher o melhor produto para nós. A primeira questão que devemos fazer é:

 - Qual o propósito do PPR? - Pretendo utiliza-lo apenas na reforma, é mais numa ótica de investimento? Porque obviamente esta resposta vai indicar que uns produtos são mais adequados que outros. Aqui a resposta pode dar-vos se pretende algo com maior rentabilidade e apenas estão a usufruir também do beneficio fiscal e da fiscalidade favorável.

- Qual o prazo que penso estar investido? - Já sabemos que quanto maior o horizonte temporal mais provavel é a escolha de fundos com maior % de ações tragam maiores rentabilidades

- Quão averso ao risco sou? - Sou totalmente contra flutuações de rentabilidades ou estou disposto a que existam, se forem compensadas a longo prazo com melhores rentabilidades. Aqui a resposta dirá se apenas equacionam PPR's em forma de seguro ou também em forma de fundo.

- Quão dispostos estou a que sejam essas flutuações? - Aqui dirá dentro dos que são em forma de fundo os níveis de risco que estou disposto a correr.

Acho que o melhor dos PPR's é que nada é definitivo, ou seja, enquanto num depósito a prazo se quiser trocar tenho de liquidar a poupança e fazer noutro local, nos PPR's como são transferíveis posso sempre mudar para algo melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário