quinta-feira, 11 de junho de 2020

Mediadores Imobiliários Sim ou Não?


Gosto de saber em que mercados me meto e portanto antes de fazer qualquer investimento ou até mesmo de colocar qualquer imóvel para alugar, pesquiso, faço estudos de mercado, avalio, faço contas, vejo quem é o público-alvo e mais um par de botas. Faço isso porquê? porque se ficar sem o dinheirinho é o meu dinheirinho. Sempre fui assim. Gosto de saber. Mas nunca desconsiderei a ajuda dos mediadores imobiliários, apesar de sinceramente nunca ter tido muita sorte nos que me passaram pelas mãos. Vamos começar pelo início:

- Até à data nunca comprei nenhuma casa que não fosse através de imobiliárias, no entanto sei de familiares que já o fizeram e consideraram um processo fácil. Sei que provavelmente um dia farei esse caminho, mas ainda não aconteceu.
- As imobiliárias onde compramos casa, senti que nem eram bons nem maus, mas que houve momentos que não salvaguardaram os nossos direitos básicos, como por exemplo o facto de irmos recorrer a um crédito bancário e no CPCV não terem colocado a cláusula bancária (sinceramente!!!)

- Ao nível de arrendamento nunca aluguei por nenhuma imobiliária e também nunca coloquei em arrendamento através de nenhuma imobiliária. Domino o mercado nesse campo, tento manter-me atualizada, organizo-me e até à data nunca correu mal. Mas devo dizer que já tive familiares que o fizeram e arrependeram-se profundamente. Creio que é muito importante o momento da visita com o proprietário para as pessoas se conhecerem e perceberem se são compativeis. Já me aconteceu por vezes deixar de arrendar mesmo quando as pessoas cumpriam os requisitos por não me identificar com o tipo de discurso utilizado e o inverso também, ou seja, termos arrendado com um preço negociável a uma pessoa apesar de termos outras que nos davam o valor sem negociação, porque gostamos dessas pessoas. Acho importante este fator de conhecer os inquilinos antes de assumirmos qualquer compromisso.

- Agora a pessoa que nos tinha vendido a última casa, fartou-se de nos ligar desde que a compramos sempre no "forcing" para a vendermos, quando souberam que estava alugada disseram que o preço era ótimo. Disse que não era ótimo, mas que tinhamos tido a necessidade de a alugar apenas num fim-de-semana e por isso não colocamos um preço mais alto. Continuou a dizer que era um otimo preço e bláblá. Conclusão, lá acedemos a colocar a casa à venda, supostamente por 6 meses, apesar de nos terem dito que em 2 meses estaria despachada. Claro que nos primeiros dois meses nem uma visita, depois quando lhe disse que em 2 meses nem uma visita, lá arranjou duas. Logo a seguir veio o Covid e como sabemos o mundo parou. Para além de tudo isto, tinhamos acordado que a ser vendido seria vendido com as inquilinas. Mas não sei o que ela lhes disse que nesse mesmo dia me ligaram super preocupadas. Tranquilizei-as e disse-lhes que estavam sempre salvaguardadas com o contrato e quais as minhas intenções, mas a verdade é que nunca mais ficaram tranquilizadas e eu aprendi a lição. No mês passado disseram que iam sair e portanto foi começar a organizar as coisas para colocar em momentos pós-confinamento mas ainda em tempos de covid para a casa voltar a entrar em mercado de arrendamento ou a vender.

Tive duas semanas para definir o plano e tinha 5 dias em tele-trabalho para o cumprir, mas felizmente em 72h ficou tudo resolvido:
- receber as chaves das anteriores inquilinas e verificar as reparações que seriam necessárias
- agendar as visitas para compra 
- vender os móveis que estavam no apartamento uma vez que tinhamos decido alugar/vender sem mobilia
- agendar limpeza a fundo ao apartamento
- agendar visitas para arrendamento
- fechar contrato de arrendamento e entregar as chaves

Estão a imaginar a correria nas horas de almoço e a partir das 17:30h? xiça :X foram dois dias e meio muito intensos, mas valeu a pena.

A casa saiu definitivamente de venda, mas dizer-vos que com um anúncio num site apenas duas semanas que tivemos agendadas 3 visitas, cumpriram-se 2 e houve 1 proposta. O que esteve a mediadora ou promotora imobiliaria a fazer?

Felizmente apesar de ter tido centenas de contactos para arrendar, a primeira pessoa a visitar, gostou muito do apartamento e eu também gostei muito da pessoa e fechamos logo contrato.

Por isso, respondendo à pergunta do título, no meu caso não. Mas não posso deixar de dizer que para muita gente estes serviços podem ser úteis. Não querem ter trabalho, não querem pesquisar, etc etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário