sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Literacia Familiar - Caderneta

Resultado de imagem para caderneta cgd

A minha avó recebeu em casa um cartão de multibanco. Habituada a usar a caderneta e sem saber ler ficou bastante baralhada e confusa sobre porque teria recebido um cartão em casa que não sabe usar. 
Os meus pais levaram-na ao banco e lá lhes explicaram que iam deixar de existir as cadernetas e que agora ela poderia levantar o dinheiro diretamente através do cartão de multibanco.
Obviamente que reconheço que as cadernetas estão altamente obsoletas (quase que até os cartões de multibanco estão), mas para as pessoas com idade avançada, com pouca ou nenhuma escolariedade, são essenciais. Ora como esta comunicação não surgiu nos meios de comunicação (pelo menos a mim não me chegou), apenas através de notícias após o acontecimento, não houve a possibilidade das próprias famílias realizarem a sensibilização e alertarem para o que iria acontecer. Acredito que muitas foram as pessoas que encheram os balcões para obterem esclarecimentos.
Claro que depois tive de estar a tranquilizar a minha avó dizendo-lhe que não podia levantar apenas pelo cartão, poderia sempre dirigir-se ao balcão e levantar lá, claro que teria custos, mas para não se preocupar.

Sem comentários:

Enviar um comentário