Conforme já tinha mencionado anteriormente, este ano decidimos fazer novamente um pequeno interrail e vou partilhar convosco algumas das formas que encontramos para poupar nesses quase 20 dias. Este texto é apenas uma nota introdutória.
Ponto 1 - Vamos fazer um interrail mas gostamos de levar tudo planeado, ou seja não viajamos ao sabor da espontaneidade, por isso uma das primeiras coisas que fazemos é ir escolhendo as cidades e verificando os preços das viagens de comboio, os tempos das viagens etc, o custo de hotéis com o mínimo de condições etc para termos um orçamento inicial.
Ponto 2 - Isto leva-nos ao principal motivo para a comprarmos os bilhetes avulso ao invés do Passe Interrail. Fazendo as contas ao nosso itinerário o valor dos nossos bilhetes avulso ficavam cerca de 50€ abaixo do preço do passe, e ao valor do passe tínhamos ainda de considerar a taxa de reserva, cobradas pelas companhias, uma vez que como tudo estava programado, não podíamos correr o risco de não apanhar x comboio. Então a questão do planeamento e os custos levou-nos à compra de bilhetes avulso.
Ponto 3 - Depois de muito fazermos e refazermos o nosso itinerário foi hora de começar a comprar com antecedência viagens e a reservar hotéis. Acreditem que conseguem bons descontos com a compra antecipada de bilhetes de comboio um pouco por toda a Europa, podem ainda pagar um pouco mais para o bilhete ser flexível (ou seja poderem antecipá-lo ou atrasa-lo).
Ponto 4 - O cuidado com os hotéis. Quem vai para conhecer cidades é muito importante que fique situado próximo do centro ou próximo de transportes públicos que tenham alguma frequência. Optamos também por fugir às casas de hóspedes, aos quartos e casas de banho partilhadas. Uma viagem destas pela Europa é dura e o tempo de descanso é essencial. Procuramos assim um equilíbrio entre conforto mínimo - preço - proximidade ao centro e creio que na maioria das cidades conseguimos.
Ponto 5 - Malas e Bagagens a levar - Planeamento! Planeamento!
Sem comentários:
Enviar um comentário